A infelicidade pode lhe dar muitas coisas que a felicidade não pode.
Na verdade a Felicidade tira muitas coisas de você. Ela tira tudo o que você sempre foi, tudo o que sempre teve, a Felicidade destrói você! A infelicidade alimenta sua personalidade, enquanto a Felicidade é basicamente um estado de ausência de personalidade. Este é o problema, O verdadeiro dilema. É por isso que as pessoas acham tão difícil ser Feliz. Esta é a razão pela qual quase todo mundo optou por viver na infelicidade. Isso gera um ego muito inflexível. Se isso for compreendido, tudo se torna claro.
A infelicidade o torna especial.
A Felicidade é um fenômeno universal, não há nada de especial nela. As árvores são felizes, os animais são felizes — toda a Existência é feliz, exceto a humana. Sendo infeliz, o homem se torna muito especial, extraordinário.
A infelicidade atrai a atenção das pessoas. Sempre que está infeliz você é alvo de demonstrações de afeto, carinho e amor. Todos cuidam de você. Quem quer ferir uma pessoa infeliz? Quem tem inveja de uma pessoa infeliz? Quem quer se opor a uma pessoa infeliz? Isso seria muito baixo, vil. Há um grande investimento na infelicidade.
Se a esposa não estiver infeliz, o marido tende a esquecer-se dela. Se estiver infeliz o marido não pode cuidar dela. Se o marido estiver infeliz, toda a família, a esposa, as crianças se aproximam dele, se preocupam com ele – e isso lhe traz um grande conforto. A pessoa sente que não está sozinha, que pode contar com a família e amigos. Quando você está doente, deprimido, infeliz, os amigos vêm visitá-lo e consolá-lo.
Mas quando você está realmente Feliz, os mesmos amigos tornam-se invejosos e o mundo se volta contra você. Ninguém gosta de uma pessoa feliz porque ela é uma espécie de “afronta” à infelicidade alheia. As outras pessoas não perdoam e começam a pensar coisas do tipo: “Como se atreve a ser feliz quando estamos mergulhados em tamanha infelicidade, ainda rastejando na escuridão, na infelicidade e no inferno?”
E naturalmente como o mundo é feito de pessoas infelizes, ninguém é corajoso o bastante para suportar a humanidade torcendo contra. É perigoso e arriscado. Melhor agarrar-se à infelicidade – ela o mantém como parte da multidão. Feliz, você é apenas um indivíduo. Infeliz, você faz parte de uma multidão: americano, europeu, latino, árabe, japonês.
Feliz? Você sabe o que é a felicidade? Ela é de origem hindu, cristã ou muçulmana?
A Felicidade é simplesmente a Felicidade. A pessoa é transportada para outro mundo, bem distante daquele que a mente humana criou. Ela não está ligada ao passado nem à nossa triste história. A pessoa Feliz, na verdade, não pertence a tempo algum. O Êxtase faz o tempo e o espaço desaparecerem.
(Osho)